Milão: as melhores regiões para se hospedar
Escolher hotel bem localizado em Milão não é tarefa das mais fáceis.
A principal pegadinha é que, apesar do nome, a estação Milano Centrale (onde chegam os trens da malha Trenitalia e também o Malpensa Express, do aeroporto) não é nada central. Hospedar-se por ali é parecido com escolher a região do Termini, em Roma: você fica numa região feiosa, longe das atrações e dos lugares interessantes para ir à noite.
Por outro lado, no epicentro turístico de Milão -- onde estão a Catedral (Duomo), a galeria Vittorio Emanuele o teatro alla Scala - os preços costumam ser salgadíssimos. E como a região é ocupada sobretudo por comércio, à noite fica tudo meio morto.
Algumas regiões muito boas de se hospedar
Uma boa alternativa (recomendada por quem já morou em Milão) é a zona hoteleira do entorno da estação Porta Garibaldi. Você fica a duas paradas de metrô da Centrale e estará próximo de restaurantes, bares e lojas interessantes (como a 10 Corso Como). Também dá para ir caminhando para Brera. Por ali vale a pena pesquisar hotéis novos ou renovados, como o Una Toq, o AC Milano by Marriott e o NH Verdi.
No coração de Milão, o lugar mais agradável para se hospedar é o bairro de Brera, que tem um mix descolado de comércio, vida noturna e atrações culturais (a Pinacoteca di Brera está lá). Um hotel super bem-localizado, em pleno Corso Garibaldi e em frente à estação Moscova do metrô (3 paradas da Centrale), é o Carlyle Brera. Não muito longe dali, próximos aos Giardiani Pubblici, você pode ver também os hotéis Manin e Cavour. Caçadores de pechinchas bem-localizadas devem considerar o The Monastery, um antigo mosteiro que virou hostel (mas que tem quartos duplos com banheiro privativo).
O Mercure Centro Milano fica do outro lado do parque, na ponta do Corso Buenos Aires, na região dos outlets e lojas de desconto. Ao lado, está o Sheraton Diana Majestic, que também costuma ter um bom custo x benefício. Os dois hotéis estão a passos de uma estação de metrô (Porta Venezia).
Finalmente, a região mais animada à noite, o Navigli - o equivalente milanês a um misto entre o Trastevere e o Testaccio romanos -- também tem hospedagem a bom preço. Você ficará meio longe das atrações turísticas, mas poderá voltar a pé pra casa depois da noitada (bem tranquilo). Ainda tem o Nhow (hotel básico-moderninho da rede NH, não exatamente no Navigli, mas bem pertinho), o Art Hotel Navigli, o Milano Navigli e o BB Navigli.
E você? Conhece Milão? Onde se hospedou quando esteve por lá?
Se virou sem problemas perto da estação Centrale? Achou que valeu a pena investir para ficar perto do Duomo? Foi para um salão e resolveu se hospedar nos arredores da Feira? (Valeu a pena?)
Conte para nós....
FONTE: Blog Viaje da Viagem por Ricardo Freire