terça-feira, 22 de novembro de 2016

10 Viagens curtas próximas a São Paulo pra quebrar a rotina



Quem mora em São Paulo, Sorocaba ou qualquer outra metrópole vive tentando fugir do estresse e da correria. Para quebrar a rotina, nada melhor do que uma viagem próxima à cidade para viajar no fim de semana ou feriado prolongado.

Embú das Artes
Distância partindo de SP: 44 km

Famoso por abrigar uma das maiores feiras de artesanato, que conta com mais de 450 expositores, o Embú é um prato cheio para quem gosta de arte e cultura. Além de opções de tecidos, pinturas e esculturas, também oferece hortifrutigranjeiros, flores, plantas ornamentais, lojas de móveis rústicos, antiquarios, galerias e diversos restaurantes deliciosos.

São Roque
Distância partindo de SP: 70 km

Pertinho de São Paulo, a cidade de São Roque possui muito verde, o que combina com o clima de tranquilidade que o local oferece. Além do famoso ski, conta com degustação de vinho em diversos restaurantes e vinícolas, uma culinária típica deliciosa - com muita alcachofra para quem gosta - e passeios para fazer em família, inclusive com as crianças, ou a dois.

Itu
Distância partindo de SP: 100 km

A pacata cidade de Itu abriga as igrejas mais antigas do país, como a Igreja Matriz - Nossa Senhora da Candelária - que vale a pena ser visitada. Também conhecida por ser a cidade dos exageros, tem uma praça no centro da cidade interessante: com objetos feitos em tamanho gigante, como orelhão e semáforo. Para os baladeiros, a Anzu, balada super conhecida, é boa pedida. Já para quem vai visitar em família, a Fazenda do Chocolate é passeio ideal.

São Francisco Xavier
Distância partindo de SP: 148 km

Para quem ainda não conhece, vale a pena dedicar alguns dias para visitar São Francisco Xavier. Quase que um refúgio, está localizado entre as montanhas da Serra da Mantiqueira e entre os principais atrativos merecem destaque as charmosas opções de hospedagem, uma variedade de restaurantes de diversificada gastronomia e, claro, seus encantos naturais como cachoeiras, ribeirões de águas cristalinas, trilhas, picos de altitude e a vista incrível de qualquer ponto da cidade.

Monte Verde
Distância partindo de SP: 164 km

Um dos principais atrativos são as caminhadas pelas montanhas e trilhas, em sua maioria sinalizadas, o que dispensa o acompanhamento de monitores. Para os amantes da boa gastronomia, a cidade oferece variadas opções, que vão desde chás e cafés completos, servidos em casarões, aos pratos mais fortes, como os da cozinha mineira e alemã, além, é claro, do Fondue, que é um dos pratos mais procurados, pois combina com o clima das montanhas. 

Campos do Jordão
Distância partindo de SP: 167 km

Campos do Jordão é uma opção certeira. Apesar de mais gostoso no frio, com o Festival de Inverno - época em que fica mais cheio e agitado -, oferece programas para todos os gostos e em todas as estações. Com grande diversidade de estadias, a visita vale para descansar, fazer compras, passear, comer bem e se divertir. 

Litoral Norte
Distância partindo de SP: Ilhabela - 207 km; São Sebastião - 198 km; Ubatuba - 210 km e Bertioga - 109 km
Praia Domingas Dias - Ubatuba/SP

O litoral norte é recheado de praias próximas, com opções como Ilhabela, Ubatuba, Bertioga e São Sebastião, cada uma com sua peculiaridade e diversidade de passeios, culinárias e entretenimento - mas sempre uma ótima pedida para curtir um dia de sol. 

Águas de São Pedro
Distância partindo de SP: 180 km

Uma ótima opção para quem busca tranquilidade e contato com a natureza. Famosa pelas águas de propriedades terapêuticas, as fontes Gioconda, Juventude e Almeida Salles são os destaques do local, que também oferece um dos ares mais puros entre as proximidades.

Holambra
Distância partindo de SP: 195 km

O local oferece o “FotoTur”, foto dos visitantes com vestimentas típicas, gratuitamente, e o mergulho na cultura continua com diferentes passeios, como a visita ao Moinho Holandês e seus 38 metros de altura - a construção se transformou no maior moinho da América Latina e outros destinos típicos, como a famosa feira de flores e artesanato.
Para as famílias com crianças, um dos locais mais frequentados é o Parque Lindenhof, onde tem muito verde e animais em campo. A mini fazenda abriga plantas e flores em produção. Mas, se você não gosta muito de andar e adora conhecer os pontos turísticos, uma boa saída é a cavalgada. O passeio leva o visitante pela cidade até as estufas de flores e termina com um belo almoço.

Petar
Distância partindo de SP: 320 km

Passeio ideal para quem gosta de entrar em contato com a natureza, fazer trilhas e visitar cavernas, o PETAR (Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira) fica localizado nos municípios de Iporanga e Apiaí, perto da divisa com o Estado do Paraná. O Parque possui uma das maiores extensões preservadas de Mata Atlântica original, além de ter uma das maiores concentrações de cavernas do planeta (mais de 350) e uma imensa quantidade de cachoeiras. Assim, é possível fazer caving, se banhar em cachoeiras, praticar escalada, e muito mais. Fica a 320 km de São Paulo, mas vale a viagem.

Fontes: Site www.guiadasemana.com.br 
             Rafael Amato de Castro Ferreira




segunda-feira, 14 de novembro de 2016

7 Quartos de Hotel Temáticos pelo mundo para ficar perto de seus personagens preferidos

Algumas pessoas não se importam muito com onde irão dormir durante a viagem e acreditam que o importante é estar em movimento. Enquanto isso, outras preferem muito conforto durante a estadia e buscam hotéis que possam oferecer bem mais do que uma cama gostosa e um chuveiro quentinho. É pensando no segundo grupo que alguns hotéis criam quartos temáticos cheios de estilo, que são uma atração por si só. É o caso das suítes abaixo, onde você poderá se sentir como se estivesse em um filme.


Mickey Mouse no Disneyland Hotel - Califórnia, Estados Unidos

Os fãs deste simpático camundongo já sabem que a Disney é o melhor lugar para encontrá-lo. Mas dormir no mesmo quarto que o personagem não é para qualquer um: a experiência está disponível neste quarto do Disneyland Hotel. Todo o mobiliário do quarto promete fazer você se sentir como se estivesse na casa do Mickey – e pode ter certeza de que você vai encontrá-lo em cada detalhe.

Minions no Loews Portofino Bay Hotel - Orlando, Estados Unidos


Quem ama os personagens do filme Meu Malvado Favorito já tem endereço certo para sua estadia em Orlando. É o quarto temático dos pequenos Minions, destinado principalmente a famílias com crianças. Você vai se sentir como se estivesse no laboratório do Gru e poderá aproveitar até mesmo camas customizadas no melhor estilo Minion. O espaço conta com dois quartos separados: um para os adultos e outro para as crianças.

Hello Kitty no Grand Hi Lai Hotel - Kaohsiung, Taiwan


A gatinha mais fofa do mundo vive neste hotel na cidade de Kaohsiung, em Taiwan - e você pode passar uma noite no mesmo quarto que ela. O lugar conta com diferentes quartos e um único tema: Hello Kitty é claro. É possível reservar uma suíte de 50 metros quadrados temáticos ou o quarto de 33 m² repleto de objetos que lembram a gatinha. Se preferir, também é possível fazer uma visita à Casa da Hello Kitty, onde alguns dos itens que decoram os quartos do hotel estão disponíveis para compra.

Batman no Eden Motel - Kaohsiung, Taiwan


Quem visita Kaohsiung também pode se encontrar com o homem-morcego nesta suíte temática. Durma como o bilionário Bruce Wayne e curta sua estadia como se fosse um grande super-herói. As paredes do espaço trazem a aparência de uma caverna e contam com diversos morcegos espalhados por lá - por sorte, todos de mentira.

Godzilla no Hotel Gracery Shinjuku - Tóquio, Japão


Tudo indica que, após causar bastante destruição por aí, Godzilla decidiu curtir sua aposentadoria neste hotel, em Tóquio. Por aqui é possível escolher entre duas opções de quartos temáticos: o Godzilla room, com efeitos especiais projetados na parede, decoração especial e até mesmo o próprio monstro; e o Godzilla View Room, em que você será surpreendido pela imagem do lagarto gigante olhando para você pela janela do quarto.

LEGO no Legoland Florida Resort - Florida, Estados Unidos


Depois de montar quase tudo com os blocos coloridos, parece que o Lego acabou montando também este divertido hotel. No local, todas as 152 suítes contam com dois quartos separados: um para os adultos e outro para as crianças. Ao todo, são oferecidos, quatro temáticas diferentes no espaço: Piratas, Reino, Aventura e Amigos do LEGO.

A Era do Gelo no Alton Towers Resort - Staffordshire, Reino Unido


Um hotel com diversos quartos temáticos, que variam desde suítes românticas até quartos com temas infantis, mas um deles é especial e promete te transportar para outras eras. É a geladíssima suíte inspirada no filme A Era do Gelo, onde você poderá se encontrar com os personagens da animação enquanto dorme em um espaço que lembra uma caverna gelada. Para as crianças, a diversão extra fica por conta de um X-Box onde é possível jogar alguns games inspirados no filme.

Fonte: Site Nomades Digitais - http://nomadesdigitais.com/






segunda-feira, 7 de novembro de 2016

As Rotas do Chocolate pelo Brasil



A fruta já foi a moeda principal de nosso país. Antes do capitalismo invadir as federações, a troca de mercadorias ou suas matérias-primas era a principal fonte de renda de cada território. E, no Brasil, o cacau dominou o comércio por alguns séculos. Com o chocolate resultante da fruta difundido por todo o mundo em meados de 1600, os empórios que vendiam produtos com esse sabor foram se proliferando. Até que as grandes fábricas invadiram o país. Incentivando também a produção nacional, que começou artesanal, e se tornou um produto cobiçado por todos, principalmente por turistas.
Atualmente, são diversas regiões com produção e fábricas de chocolate. Algumas em larga escala, outras, artesanais. Se você adora a iguaria, saiba quais são as rotas espalhadas pelo país para que sua viagem fique mais doce.


Ilhéus - Bahia

Várias fazendas do local produzem cacau orgânico e tem um cultivo sustentável. Para saber como o cacau se transforma em chocolate, é possível visitar a Fazenda Yrerê, que possui mais de um século de idade e funciona das 9h às 16h. Ali, o visitante pode fazer uma visita guiada a uma plantação de cacau, uma barcaça (onde o cacau fermenta), terminando com uma degustação de chocolates rústicos, entre outros produtos. É preciso marcar com antecedência a visita por telefone ou e-mail.
Ainda em Ilhéus, entre junho e julho, acontece o Festival Internacional do Chocolate da Bahia, evento que tem shows musicais, minicursos de culinária, feira de produtos, entre outras atrações. Imperdível para os amantes do chocolate.


Vila Velha - Espírito Santo

Separada da capital Vitória apenas por uma ponte, na cidade está a fábrica de chocolates Garoto, uma das dez maiores do mundo. Ela tem o “Chocotour”, que são visitas monitoradas para mostrar história da empresa, como são feitos os chocolates e ainda permite a degustação. Dura 1h30 e pode ser feita de segunda a sexta das 9h às 16h30. Às vezes, há tours aos sábados, é preciso consultar e reservar com antecedência porque está sempre cheio. Para finalizar, tem uma loja na saída para comprar guloseimas.


Penedo/Itatiaia - Rio de Janeiro

A Tonttulakki Suklaat (gorro do gnomo, em finlandês) é uma pequena fábrica artesanal de chocolates de Penedo, região famosa que fica dentro do município de Itatiaia (RJ), existente há mais de dez anos e que funciona dentro do Shopping Pequena Finlândia, principal polo turístico da cidade. A entrada do shopping procura reproduzir a atmosfera finlandesa rural, com muito colorido e madeira. As receitas da fábrica misturam o chocolate belga com as tradições finlandesas e as peculiaridades da culinária brasileira, criando doces inusitados, como a trufa de cachaça, o bombom de cardamomo, e inúmeras receitas próprias, gerando mais de 50 tipos de bombons e 20 tipos de trufas.


Campos do Jordão - São Paulo

Famosa por suas inúmeras lojas de chocolates oferece uma infinidade de combinações. Desde o chocolate quente, passando por drágeas, acompanhados com frutas, fondues e os tabletes. Os chocolates aqui são fabricados de forma artesanal, que prioriza a qualidade e o melhor sabor que o chocolate pode ter, permitindo uma sensação única e realmente muito especial. Um verdadeiro paraíso para os chocólatras.


Itu - São Paulo


No interior do Estado de São Paulo, a aproximadamente cem quilômetros da capital, a cidade de Itu abriga a Fazenda do Chocolate. Seu estilo rústico preserva as características da cultura caipira, incluindo sua equipe de atendimento, que mantém essa identidade. Por meio de antigas receitas trazidas da Europa pela família dos atuais proprietários, o chocolate acabou mudando até o nome histórico da Fazenda da Serra. O visitante pode observar como a delícia é cuidadosamente produzida, com ingredientes selecionados, e gerando muitas variedades. Ainda possui uma cafeteria que torra e mói seu próprio café, uma adega que funciona em uma antiga senzala, que produz, além dos vinhos, licores, cachaça, cerveja, manteiga e requeijão artesanal. Um passeio para todos os sentidos.


Ribeirão Pires - São Paulo

O tradicional Festival do Chocolate é considerado um dos maiores eventos culturais e gastronômicos do Estado de São Paulo. E acontece entre julho e agosto, atraindo mais de 200 mil pessoas. Com atrações culturais como peças teatrais, danças, recitais e shows. Onde já passaram Arnaldo Antunes, Seu Jorge, Paula Lima, Maria Rita, entre outros. Possui, claro, as atrações gastronômicas, com os Chalés Gastronômicos, que colocam chocolate em receitas de fondue, milk-shake, estrogonofe, e outras variações criativas. Ainda acontece a eleição da Princesa do Chocolate, que comanda o Reino dos Doces, um espaço lúdico com duendes, mágicos e palhaços.


Gramado - Rio Grande do Sul

Fábrica de Chocolates Florybal

Uma das referências nacionais quando o assunto é chocolate e Gramado e a região ao redor. É possível visitar o único museu brasileiro sobre o chocolate, o Reino do Chocolate, criado pela fábrica Caracol Chocolates. Além, claro, de poder comprar o doce em diferentes formas. Vale a pena à visita! Florybal, Lugano e Planalto são outras boas marcas com lojas pela cidade.


Fonte: Segue Viagem