segunda-feira, 29 de agosto de 2016

A estrada BIG BELT que percorre toda a Costa da Big Island, a maior ilha do Havaí



Percorrer a Belt Road de carro é a maneira mais pratica de conhecer a maior ilha do arquipélago do Havaí, a The Big Island, como é chamada. A estrada passa por todo o perímetro da costa, completando um circulo. Ao trafegar por ela, é possível conhecer campos de lava, praias que enchem os olhos de qualquer turista – em especial os surfistas – e outros pontos naturais impecáveis.
O inicio do percurso se da em Kailua-Kona, onde missionários instalaram a primeira igreja católica da região, em 1820. É interessante visitar também o Palácio Hulihee, que costumava ser um local de descanso para a realeza havaiana. Hoje, o espaço da lugar a um museu. Ainda no mesmo dia siga em direção ao sul para conhecer a Fazenda Kona de História viva, onde é possível provar o bem conceituado café produzido por lá e de saborear frutas típicas.


Adiante está a Baía de Kealakekua, point venerado pelos mergulhadores. Além da belíssima praia, lá também é possível conhecer o monumento ao Capitão Cook, erguido em homenagem a James Cook, navegador esfaqueado por nativos um ano depois que os primeiro europeus desembarcaram no Havaí, em 1778.

Monumento a Capitão Cook na Baía de Kealakekua

Não muito longe dali fica a Igreja Pintada (em referência às figuras bíblicas reproduzidas nas paredes da construção), também conhecida como Igreja St. Benedict.
Ainda nas proximidades, vale a pena conhecer o parque nacional Puuhonua O Honaunau (foto abaixo), com vulcões cercados de um verde exuberante.


Rumo ao sul, a Big Belt começa a exibir, ao longo de 60Km, uma série de hibiscos às margens do asfalto. O caminho leva ao Parque dos Vulcões, onde é possível avistar lava.
No caminho até o Parque dos Vulcões, pare no centro de visitantes e peça instruções de como conhecer o local com segurança. É possível chegar bem perto da lava e admirar sua bela coloração alaranjada e consistência pastosa, mas não se arrisque a fazer isso sozinho.
A Grande ilha do Havaí, a única com atividade vulcânica na região, ainda continua crescendo continuamente por conta desse fenômeno natural.

Para passar a noite, Hilo é uma excelente opção. Se estiver por lá em uma quarta-feira ou Sábado, vá à feira dos fazendeiros, na qual é possível curtir um pouco o comercio local. Caso não seja possível, uma boa alternativa para preencher o tempo é visitar o observatório no topo do Pico Mauna Kea.
Um dia é tempo suficiente para visitar as duas próximas cidades da rota: Honomu e Honokaa. A primeira dá acesso ao Parque Nacional das Cachoeiras Akaka, onde é possível avistar quedas d’água de mais de 100 metros. Já a segunda tem um ponto de observação que dá vista para o Vale Waipio, um dos mais belos do Havaí.

Parque Nacional das Cachoeiras Akaka

Honokaa marca o fim do trajeto, depois de 355 Km percorridos. Quem chega à região depois de rodar por toda a Belt Road costuma voltar para o aeroporto com a sensação de ter conhecido uma das maiores jóias do mundo, quase perdida no meio do Oceano Pacífico.

Fonte: Livro 50 Rotas de Viagem Inesquecíveis, Editora Europa






Nenhum comentário:

Postar um comentário