terça-feira, 4 de outubro de 2016

Turismo Literário: Alguns dos melhores destinos para quem ama literatura.


Kafka, Neruda, Jorge Amado, Hemingway e Saramago: faça as malas siga os passos dos mestres da ficção.




Casas de Neruda – Chile

Casa La Sebastiana em Valparaíso


O poeta chileno Pablo Neruda tem três casas - museus dedicadas à sua memória. La Chascona, em Santiago, tem uma planta caótica, repleta de puxadinhos, e guarda pinturas e obras que Neruda ganhou de amigos, como um retrato de sua companheira de toda a vida, Matilde Urrutía, feita por Diego Rivera. Em Valparaíso, a casa La Sebastiana fica na encosta de um morro? As paisagens da janela mudam a cada andar (no segundo, todo cor-de-rosa, fica o bar onde Neruda preparava seu “coquetelón”). Isla Negra, isolada na comuna de El Quisco e de frente para o mar, é uma típica casa de acumulador, com muitas quinquilharias, estátuas e coleções.


Museu Franz Kafka – República Tcheca
Museu Franz Kafka em Praga


Praga não nos deixa fugir. É uma mãe com garras? Escreveu Kafka. O museu do autor de A Metamorfose estuda como a capital tcheca afetou o seu trabalho e ensina a vê-la através dos seus olhos. Estão ali primeiras edições de seus livros, cartas e fotos.


Casa dos Bicos - Portugal

Casa dos Bicos em Lisboa

Em Lisboa, o edifício do século 16 é sede da Fundação José Saramago, que organiza exposições, recitais, cursos e palestras; algumas com o escritor como tema. Para uma imersão mais intensa no universo de Saramago, é possível se hospedar na Casa Museu Sofia e Tomás, onde ele viveu com a ex-mulher, a também escritora Isabel da Nóbrega entre 1970 e 1986 e escreveu Memorial do Convento. A diária custa a partir de R$ 150,00.


Cafés literários - França

Café Les Deux Magots em Paris


Cafés parisienses guardam memórias de grandes nomes da literatura do século XX (vide o filme Meia-Noite em Paris). A dupla mais famosa é o Les Deux Magots e o vizinho Cafe de Floré, cujas varandas recebiam por horas gente como Jean Paul Sartre, Simone de Beauvoir, Jean Giraudoux e Ernest Hemingway. Outra visita importante para comer croissant e observar os parisienses à La Baudelaire é o Café de La Mairie (Rua 8 Place Saint-Sulpice). Foi lá que rolou o primeiro encontro entre os dois maiores nomes do existencialismo, Sartre e Albert Camus.

A Casa do Rio Vermelho – Brasil
A Casa do Rio Vermelho em Salvador


Desde 2014, a casa em que Zélia Gattai e Jorge Amado moraram em Salvador foi aberta ao público. O espaço é o personagem principal do romance de Zélia que se chama, veja só, A Casa do Rio Vermelho. Quem leu o livro pode ver detalhes como o Exu no jardim, com sua oferenda, o quarto do casal e os desenhos de Carybé. Um quiosque conta, com fotos e vídeos, a história da relação de Jorge com o candomblé.

Um show de literatura!


 Fonte: Betina Neves / Superinteressante

Nenhum comentário:

Postar um comentário